MESTRADO EM CULTURA JURÍDICA: SEGURANÇA, JUSTIÇA E DIREITO

Toque para fechar o menu de navegação
seguranca-justica-direito

 

PRÓXIMAS TURMAS: MARÇO DE 2023



CURSO RECONHECIDO NO BRASIL

 


Vídeo de apresentação da Cidade de Girona
Espanha

Vídeo de apresentação da Cidade de Girona – Espanha

Vídeo de apresentação da Cátedra de Cultura Jurídica da Universidade de Girona

Vídeo de apresentação da Cátedra de Cultura Jurídica da Universidade de Girona

 


SOBRE O CURSO

A cultura jurídica é agora objeto de grande desafio, lançados por uma realidade em mudança, uma sociedade em rápida evolução e um direito que se desenvolve muitas vezes de forma transbordante e desigual. A chamada globalização, como não poderia ser de outra forma, teve grande impacto sobre a tradição jurídica clássica, esquecendo as fronteiras culturais do passado, trazendo novas influências para os vários setores do sistema jurídico, colocando-nos em um momento de fronteira, onde muitas vezes o caminho não está claro, os métodos, os princípios fundamentais. 

O IESLA, em convênio exclusivo com a Universidade de Girona, apresenta O mestrado – Segurança, Justiça e Direito: Questões contemporâneas da cultura jurídica ocidental.

O mestrado em Cultura Jurídica: Segurança, Justiça e Direito – É uma titulação oferecida pela Universidade de Girona, Universidade Austral de Chile e Universidade de Gênova, com tripla titulação.

O mestrado em Cultura Jurídica fortalece a formação de profissionais conhecedores da cultura jurídica hispânica e ocidental em geral, que sejam capazes de compreender em profundidade o seu desenvolvimento histórico, problemas atuais e futuras possibilidades de desenvolvimento nas principais áreas do conhecimento jurídico;

O curso pretende reunir entre os alunos do mestrado, verdadeiros juristas capazes de reinterpretar, construir e entender a lei, juristas que possam respaldar teoricamente seus princípios jurídicos práticos.

 

CERTIFICADORA

Universidade de Girona

TITULAÇÃO

Mestre em Cultura Jurídica: Segurança, Justiça e Direito.

 


MODALIDADE DOS CURSOS E HORÁRIOS

O curso tem duração de dois anos. Está dividido em quatro módulos internacionais com duração quinzenal, realizados de 6 em 6 meses (janeiro e julho), com carga horária 100% presencial, de 540 horas, mais a carga horária para projeto de pesquisa, tutoria, desenvolvimento e defesa da dissertação. Após o término dos módulos, o mestrando terá dois anos para elaboração e defesa da dissertação. A apresentação da dissertação poderá se dar antes do prazo final. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira em horário integral (com intervalo para o almoço) e aos sábados (horário a confirmar).

 


PÚBLICO ALVO

Podem ingressar no mestrado, graduados em Direito ou áreas afins com créditos equivalentes. Também será analisado, o conhecimento de idiomas e experiência acadêmica e profissional. Os candidatos serão avaliados através de análise de currículo e/ou entrevista pessoal, que poderá ser dispensada mediante a apresentação das documentações solicitadas.

 


LOCAL DAS AULAS

Aulas ministradas na sede da Sede da Universidade de Girona – Plaça de Sant Domènec, 3, 17004 Girona, Espanha.


 

PROCESSO SELETIVO

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site e solicitar matrícula no curso.


COORDENAÇÃO ACADÊMICA E CORPO DOCENTE

O corpo docente do IESLA é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresenta.

 

DIREÇÃO ACADÊMICA DO CURSO NO BRASIL

Profª Drª Sara M. Alves Gouveia Bernardes

 

Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, aprovada com nota máxima (SUMMA CUM LAUDE) e indicação de publicação da obra. É Pós-Doutora em Psicologia e em Direito. Especialista em Direito de Família e MBA em Gestão de Negócios pela FGV. Docente de graduação, especialização, mestrado e doutorado em instituições de ensino superior brasileiras, espanholas e argentinas, e tem atuado como orientadora de teses doutorais. É presidente e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas no Brasil e no exterior. Tem experiência em Educação Superior, Psicologia, Neurociências e Direito. Autora e coautora de livros jurídicos, cursos, blogs, e de inúmeras publicações em jornais e revistas. Cofundadora e Presidente do IESLA - Instituto de Educação Latino-Americano e da ESJUS - Escola Superior de Justiça, dentre outras empresas do conglomerado IESLA-ESJUS.
Atualmente, compõe o Comitê Acadêmico do novo Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidad del Museo Social Argentino, junto com Marcos Córdoba, Mário Valls, Carlos Burger, Teodora Zamudio e outros. Idealizadora de inúmeros projetos voluntários e filantrópicos em prol das crianças, adolescentes e da família.

 


OBJETIVOS DO CURSO

Os alunos serão chamados a colocar a própria tradição jurídica no contexto global em que se desenvolve e através deste conhecimento, desenvolver a capacidade de fornecer soluções fundamentadas comparadas e respaldas por uma ampla cultura jurídica.

Este mestrado difere da tendência geral dos estudos jurídicos atuais, na medida em que não busca uma especialização em um campo técnico e muito específico. Mas formar os alunos a partir de uma perspectiva teórica que lhes permita enfrentar qualquer desafio de natureza prática, com uma base ampla e sólida que lhes permitirá desenvolver soluções inteligentes e originais. É uma formação continuada, pois além que estudar as normas, que mudam permanentemente, no mestrado pretendemos estudar como se originaram, porque elas ocorrem e para onde vão as mudanças normativas e culturais.

 

I - Aprofundar sobre as questões atuais e possibilidades futuras no desenvolvimento em áreas fundamentais do conhecimento jurídico;

II - Analisar os principais problemas contemporâneos da cultura jurídica ocidental.

 


DIFERENCIAIS



Biblioteca Física e Digital atualizadas com frequência


Fundadores do IESLA são reconhecidos internacionalmente com títulos Doutores Honoris Causa


Corpo docente formado 100% por mestres e doutores


Revista acadêmicas com trabalhos dos alunos, visando à formação de um currículo de respeito


Curso com viés teórico e prático


Modernas salas de aula, equipadas com sofisticados recursos audiovisuais

- Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural;

- Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica;

- Trajetória sólida, pautada no compromisso com a educação de qualidade e tradição no mercado educacional internacional;

- Jornadas internacionais, programas de intercâmbio e parcerias com mais de 50 universidades em todos os continentes;

- Conselho de Professores formado por profissionais de destaque, por mestres e doutores;

- Oferta de educação em todos os níveis superiores - da graduação ao Pós-doutorado;

- Excelência aliada a valor agregado;

- O Grupo Educacional IESLA-ESJUS está composto por diversas faculdades localizadas no Brasil, Estados Unidos e África.

- Tutoria e materiais de apoio pedagógico;

- Incentivo à pesquisa científica e acadêmica - por meio de projetos, dissertações, teses, dentre outros. A Pesquisa é entendida pelo IESLA como prioridade na produção de conhecimento de elevada qualidade;

- A instituição possui o Programa de Incentivo à Educação;

- Programa "Muy Amigo", onde o aluno pode ser tornar parceiro da Instituição na captação de alunos;

- Instituição indicada a grandes prêmios nacionais e internacionais e por três vezes seus fundadores foram contemplados com o título Honoris Causa;

- Missão, Visão, Crenças e Valores pautados na melhoria contínua, respeito ao próximo e compromisso com a qualidade educacional;

- Bibliotecas virtuais do IESLA que são frequentemente atualizadas, que fornecem suporte aos alunos e educadores com informações técnicas capazes de auxiliar suas decisões e as atividades de ensino e pesquisa.

 


 

APÓS CONCLUSÃO DO CURSO

- Convite para lecionar e palestrar no exterior;
- Convite para compor o quadro orientadores de mestrados.

 


VANTAGENS

PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO

O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.

SEGURO SAÚDE VIAGEM

O IESLA, junto a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.

PASSAGEM AÉREA E HOSPEDAGEM

Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.

ESPANHOL GRATUITO

O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.

 


CAMPO DE ATUAÇÃO

- Áreas do Direito

 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site e solicitar matrícula no curso;

2 Fotos 3×4 recentes;

1 Cópia da Célula de Identidade;

1 Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Diploma de graduação (Ou certificado de conclusão) e histórico escolar;

Original e/ou cópia do comprovante de residência.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Bloco 1 (20 créditos)

    Cada disciplina obrigatória equivale a 4 créditos e está composta por cinco módulos:

  • Módulos: Antropologia Jurídica - Tradição Jurídica Ocidental
  • Pensamento Jurídico e Político

  • Módulos: Uma jornada através do pensamento jurídico - Direito e ideologia

Cultura Política e Constitucional

  • Módulos: Constituição e sociedade política - Conceitos básicos da ciência política
  • Responsabilidade e Fundamentos do Direito Privado

  • Módulos: Teoria da responsabilidade Moral e Jurídica - Fundamentos do direito privado

Direito, Cinema e Literatura

  • Módulos: Direito e literatura - Direito e cinema
  • Bloco 2 (21 créditos)

  • Obrigatórias, total 12 créditos. Cada disciplina equivale a 3 créditos
  • Processo judicial e Segurança Jurídica
  • Vida, morte e casamento perante a lei
  • Juízes e Direito
  • Interpretação e sistematização do direito

Optativas: cada disciplina equivale a 3 créditos, os alunos devem escolher três optativas (9 créditos).

    -

  • Direito Penal na modernidade e na pós-modernidade
  • Direito e Ditadura
  • Direto Humanos na pós-modernidade
  • Origens da cultura jurídica ocidental
  • O Sagrado: Teologia Política e Política Teológica
  • Teoria do precedente judicial
  • Comercial e Direito no mundo da globalização

As disciplinas optativas são ofertadas segundo a disponibilidade dos professores e pela demanda dos estudantes.