Entrevista – Dra. Sara Bernardes

Toque para fechar o menu de navegação

Entrevista – Dra. Sara Bernardes


Qual foi a principal motivação que levou à criação da ESJUS – Escola Superior de Justiça e do IESLA – Instituto de Educação Superior Latino-Americano?

Durante esses dez anos como cofundadora da ESJUS e do IESLA, temos construído com muita seriedade um projeto educacional que pode oferecer ao país, profissionais bem preparados e comprometidos com a sociedade. Temos a visão de que melhorando o homem, melhoramos a nação, sentimos que podemos dar a nossa contribuição para a formação de um país mais educado, mais sábio, mais justo e mais progressista.

É um trabalho em dinamismo permanente, com base em uma missão que olha para a pessoa como centro, com a consciência de que é onde as mudanças profundas acontecem e onde é preparada a base sólida para o desenvolvimento do futuro.

 

E por que este modelo de Escola?

Quando lançamos o formato intensivo presencial para cursos de mestrados e doutorados em parceria com universidades no exterior, reinventamos a forma de intercâmbio educacional em nível pós-universitário, proporcionando soluções educacionais em um modelo disruptivo e inovador. O modelo atende, desde então, a um público específico que deseja conciliar a vida profissional, a família, sua ascensão profissional ou acadêmica e, até mesmo, uma experiência no exterior.

 

A senhora sempre investiu muito no conhecimento. Qual a importância disso para o crescimento pessoal?

O conhecimento dá propósito à vida. É uma ferramenta que eleva o ser acima da mesmice, do medíocre e lhe dá preparação, proteção, sentido, ganhos, segurança, promove liberdade e propicia meios para um futuro bem sucedido. O conhecimento liberta porque a pessoa se torna competente para filtrar informações e tomar suas próprias decisões, sem depender de ninguém. Quando a pessoa erra, a culpa é dela; quando acerta, o mérito é inteiro  dela. Não existe liberdade maior  do que a de saber o que quer fazer (e quando fazer).  O  conhecimento  guia o destino. E na ESJUS e no IESLA, esse destino será sempre bem-sucedido. A educação  de qualidade  nos ‘faz melhores’. Durante toda a minha vida desenvolvi contato  com o ‘ensino’, seja lá no Ensino Médio quando  atuei  como  colaboradora  dos meus  próprios  professores e como professora particular de diversas disciplinas , ou lá na universidade, como monitora. Depois de toda minha preparação acadêmica, continuei na seara do ensino através de aulas, seminários, palestras e, orientações de dissertações de mestrado e teses doutorais . É por tudo isso que verão em meu currículo, o viés diretivo-executivo, e também, o acadêmico-científico.

 

Qual o perfil dos alunos da ESJUS e do IESLA?

O público que busca nossos cursos de  mestrado,  doutorado  e  pós-doutorado  é um público seleto de alto nível, que sabe aonde deseja chegar. É um público que visualiza nos cursos da ESJUS e do IESLA a possibilidade dessa realização, pois aqui encontraram o curso certo para o seu currículo, o assessoramento acadêmico, a orientação na produção da dissertação de mestrado ou da tese doutoral. São mais de 100 opções de cursos na modalidade presencial intensiva, cujos módulos ocorrem nas férias de Janeiro e Julho.

 

Quais os diferenciais da ESJUS e do IESLA em relação às demais instituições de educação?

Corpo docente próprio compartilhado.

Banco de orientadores composto por doutores e pós-doutores. Setor próprio de Publicações Editoriais Científicos e Acadêmicos. A obsessão da equipe acadêmica da ESJUS/ IESLA pela satisfação integral do aluno durante todas as etapas do curso tem sido também motivo de comemoração! Isso reflete em gestos de satisfação, em inscrições para outros cursos e em novas indicações.

 

De que forma os cursos da ESJUS podem enriquecer os currículos dos alunos?

Formação acadêmica e profissional de alto nível em instituições reconhecidas mundialmente.

Progressão na carreira. Títulos de Mestre ou Doutor, a depender do curso realizado com precedentes de revalidação no Brasil. Possibilidade de compor corpo docente internacional junto às universidades parceiras. Critérios de classificação e desempate em concursos públicos através da prova de títulos.

Pesquisas.

 

Quais as prioridades da ESJUS e do IESLA enquanto instituições de ensino?

Seguindo os pilares de sustentação idealizados para a instituição, temos algumas prioridades.

Em primeiro lugar, e sendo esta a finalidade de uma instituição comprometida com um ensino de alto nível, a busca da verdade, é nosso dever e necessidade indeclinável continuar trabalhando em prol do fortalecimento acadêmico em todos os níveis com a consciência de que ali se encontra o núcleo e o motor de nosso ser universitário.

Ao mesmo tempo, progredimos na institucionalização dos processos, conseguindo a consolidação  de  uma  cultura com modelos de qualidade e excelência ; de planejamento e avaliação constante que facilitam nossos processos diários, bem como o núcleo de nossa missão: a formação integral dos nossos alunos.

 

O IESLA alcançou um novo patamar como Instituição de Ensino. O que isso significa?

A consolidação da infraestrutura, passo importante para o crescimento planejado, tem sido alcançada através da criação do IESLA, em 2006. O IESLA se desenvolveu, sedimentando suas bases e, hoje, é uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC contando com três cursos de graduação autorizados e avaliados com nota 4 pelo Ministério de Educação. Além de mais de 1O novos cursos de graduação em fase de autorização. Foram construídos novos espaços de ensino, pesquisa e espaços de convivência da faculdade, a fim de lidar com o crescimento assertivo e promover todo o processo de ensino e aprendizagem.

 

Qual a mensagem que a Sra. gostaria de transmitir para os alunos e futuros alunos da ESJUS e do IESLA?

A coisa mais importante para que nossa missão se torne realidade, para que a academia continue a alcançar níveis de excelência e os processos funcionem adequadamente  é vital o espírito de comunidade. A comunidade se forma – comum unidade – como sugere a mesma palavra, em torno de um ideal e nutrido por ele. Ideal que, no nosso caso, é sintetizado no lema da nossa instituição “superar o mal com o bem” e em nosso slogan “ser melhor” e ainda “A ESJUS e o IESLA guiam o seu destino”.  São ideias que nos inspiram,  tem sido e são o motor para o nosso trabalho. Pessoalmente, ser uma idealizadora participante deste projeto é,  sem  dúvida,  um privilégio, que me entusiasma e dá sentido às intensas tarefas diárias. Seja qual for o seu desafio ele agora é nosso e não vamos deixar você desistir nem quando ficar difícil. Até o fim do curso, do TCC, da Dissertação, e da Tese, seguiremos o seu objetivo, e, quando a sua força cansar, recomeçaremos. Sonharemos o seu sonho até ele se realizar.

Como faremos isso? Sendo a instituição de ensino superior que vai encantar você cada vez mais.

Seja qual curso for, a ESJUS e o IESLA vão com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *