Entrevista – Dr. Joaquim Miranda

Toque para fechar o menu de navegação

Entrevista – Dr. Joaquim Miranda


A ESJUS-IESLA está fazendo 1O anos. Como o senhor se sente por fazer parte desta história?

Eu me sinto muito feliz e realizado. Meu sonho sempre foi colaborar de maneira efetiva para que as pessoas adquirissem conhecimento de qualidade, e assim alcançassem melhores oportunidades na vida. Por volta de 1984 iniciei minha carreira docente, lecionando no então chamado “Segundo Grau”, na cidade de Uberlândia onde eu morava. Em 1994, já como promotor de justiça, eu passei a dar aulas na graduação em Direito (Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete). Avancei depois para a FEAD, para a PUC, para a UNI-BH, etc., mas eu me senti mesmo muito feliz quando pude ajudar os graduados a alçar melhores vôos, inserindo-os em mestrados e doutorados no estrangeiro. E isso só foi possível a partir de 2007, através da ESJUS.

 

Quais as vantagens que um profissional brasileiro tem em fazer um mestrado, doutorado ou pós-doutorado em Direito no exterior?

Se o interessado fizer o curso através da ESJUS-IESLA , eu posso  assegurar  que ele terá muitas vantagens. Falo isso porque a ESJUS-IESLA escolhem a dedo as instituições a conveniar, e assim temos sempre a tranquilidade em afirmar que se cursará um programa de alto nível, em instituições de renome, com profissionais absolutamente qualificados. O resultado só pode ser mesmo a excelência. Além do mais, ao travar um conhecimento prático com o chamado Direito Comparado, ele terá uma visão internacional, algo inestimável no mundo globalizado.

 

Qual vantagem competitiva ele teria em relação a quem faz isso no Brasil?

A vantagem é precisamente esse “plus”: enquanto quem faz uma pós strito sensu no Brasil trava conhecimento com a realidade local, os que conseguem a experiência além das fronteiras do nosso país, saem na frente… e assim ficam mais preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno.

 

De que maneira a ESJUS-IESLA podem ajudar no desenvolvimento do ensino jurídico no Brasil?

A ESJUS-IESLA tem sido responsável pela qualificação de milhares de pessoas. O público é dos mais variados.  Desde o mais  novo  bacharel  em Direito,  que acaba de sair dos bancos da graduação , até os mais experientes Ministros dos Tribunais Superiores de  Brasília. Todos  absolutamente encontram novidade   no  universo do Direito e agradecem o conhecimento auferido. Essa, portanto tem sido a nossa colaboração para a nossa pátria: ajudar a formar profissionais mais qualificados e aptos a promover não apenas o desenvolvimento do ensino jurídico no país, mas a atuar de forma mais lúcida e qualificada, ajudando a construir uma nação mais sábia, mais justa e mais ética.

 

Quais os caminhos que a ESJUS-IESLA vai seguir nos próximos anos?

Poderíamos afirmar sem modéstias, que “o céu é o limite”!!! Sim, temos grandes pretensões em avançar para programas ainda mais audaciosos, tanto no Brasil quanto no exterior. Hoje, já temos alguns cursos sendo oferecidos no Brasil, mas estamos trabalhando firmes para oferecer tantos outros. Temos convênios com as melhores universidades de pelo menos 5 países, mas queremos alargar esse leque para dezenas de outros que atendam às nossas exigências de qualidade, praticidade e acessibilidade. Nos próximos meses faremos relevantes divulgações nesse sentido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *