Entrevista – Dr. Cilas Bernardes

Toque para fechar o menu de navegação

Entrevista – Dr. Cilas Bernardes


No negócio da educação, dizem que o mercado caminha para um modelo inovador. Como o senhor está enxergando isso?

A educação é um processo dinâmico, até porque a vida é bastante dinâmica. Tudo está acontecendo rapidamente, as transformações tecnológicas estão fazendo com que a informação chegue de forma mais rápida. Veja bem, o primeiro veículo que surgiu era inferior, não possuía porta, teto, mal funcionava o motor. Hoje andamos em carros extremamente velozes, seguros, silenciosos, do qual não precisamos trocar as marchas. Daqui alguns anos talvez nem precisemos dirigir, porque dirigirão sozinhos, ou seja, o carro evoluiu. E a educação? Irá continuar nos métodos antigos? Ela precisa caminhar, não através de modas e sim, através de atualização, acompanhando o crescimento da sociedade diante o conhecimento tecnológico. Hoje você se compara a uma criança de tenra idade de cinco anos, o conhecimento que essa criança já acumulou é um absurdo, algo fabuloso, porque a velocidade do conhecimento e o ensino necessariamente precisam ser atualizados, utilizando técnicas, meios instrumentos e recursos para que estas crianças possam chegar da forma mais eficiente possível.

 

Qual é a avaliação do senhor diante da trajetória traçada pelo IESLA-ESJUS quanto instituições de ensino?

O IESLA e a ESJUS ao longo do tempo e em curto prazo, traçou metas e objetivos extremamente eficientes, qualificados, objetivos, conseguindo em pouco tempo tornar-se uma respeitável instituição de ensino no Brasil e no exterior, através de mecanismos modernos, através de conhecimento aprofundado de técnicas atualizadas de ensino, favorecendo aos nossos alunos a possibilidade de obterem aquilo que eles verdadeiramente estão buscando. E digo que estamos na vanguarda de um ensino muito atualizado e moderno.

 

Em um mercado tão competitivo, onde quem possui mais qualificações acabam por possuírem mais oportunidades o IESLA-ESJUS tem um papel fundamental. Fale um pouco sobre esse papel?

A vida é feita de oportunidades. Eu costumo dizer o seguinte: “Uma pessoa estava andando no meio de uma mata, tropeçou em uma pedra e arrancou a unha do dedão. Olhou para aquela pedra e usou todo o vocabulário que ele conseguiu, amaldiçoando aquela pedra e saiu reclamando e chorando porque arrancou a unha do dedão do pé. Outra pessoa tropeçou na mesma pedra, ajoelhou e agradeceu a Deus. Era um diamante.” Qual a diferença entre o primeiro e o segundo? Conhecimento. O conhecimento abre portas, é o diferencial. Veja bem as melhores mentes, as pessoas mais bem posicionadas na sociedade moderna, as maiores empresas do mundo, foram formadas por pessoas extremamente qualificadas. O mercado exige não só conhecimento, mas exige também habilidades. Conhecimento é o acumulo de informações e a habilidade é a capacidade de pegar a informação acumulada e colocá-la em prática, gerando crescimento, riqueza, benefícios para as pessoas na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *