Mestrado em Administração dos Serviços da Saúde

Toque para fechar o menu de navegação

Sobre o curso

O IESLA, em convênio com a UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, apresenta o Mestrado em Administração dos Serviços da Saúde.

Requisitos para obtenção do título

Participar das aulas e ser aprovado nas atividades programadas e defender com sucesso a dissertação de mestrado.

 

Certificadora

UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais

 

Titulação

Mestre em Administração de Serviços da Saúde.

 

Local das aulas

Aulas ministradas na sede da UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais – Paraguay 1338, 1er piso (C1057AAV) Buenos Aires, Argentina.

 

Processo seletivo e inscrição

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

 

Diferenciais e destaques que somente o IESLA tem

  • Possibilidade em defender a dissertação em até dois anos.
  • Assessoria acadêmica durante todo o curso. Desde a elaboração dos trabalhos até a defesa da dissertação.
  • Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural.
  • Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica.
  • Assessoria 24 horas na universidade onde as aulas serão ministradas.
  • Assessoria completa na viagem, com pacote especial para passagem aérea e hospedagem.

Diferenciais após a conclusão do curso

  • Convite para lecionar e palestrar no exterior.
  • Convite para compor o quadro orientadores de mestrados.
Programa de bonificação– O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.     
Passagem aérea e hospedagem – A Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.     
Seguro saúde viagem – O IESLA, juntamente com a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.     
Curso de espanhol gratuito – O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.     

Turmas Novas

16 a 31/07/18.

Direção Geral Acadêmica no Brasil

Dr. Joaquim José Miranda Júnior

Promotor de Justiça, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal, Mestre, Doutor e Pós-doutorando.

Direção Acadêmica do Curso no Brasil

Profª Drª Sara M. A. G. Bernardes

Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires

Objetivos do curso

O mestrado em Administração em Serviços da Saúde tem como missão formar profissionais que ocupem com solidez posições gerenciais, fornecendo conhecimento e auxílio no desenvolvimento e na qualificação profissional e competências de gestão necessárias para o setor de saúde. O Mestrado na modalidade intensiva foi formatado a pedido do IESLA para atender às necessidades dos alunos brasileiros.

Metodologia

Para aprimorar os conhecimentos e as habilidades analíticas será utilizado o método de estudo de casos. Assim se contextualizará o conteúdo teórico com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas e interpessoais para a resolução de problemas que serão fortalecidas através dos trabalhos em grupo, apresentações e workshops. Os alunos participarão de cursos, seminários, conferências nacionais e internacionais através de bolsas e convites específicos. O mestrando será levado a desenvolver um projeto de investigação que contemple a análise diagnóstica e terapêutica, qualitativa e quantitativa de um problema administrativo na área da saúde, de preferência um projeto viável para implementação ante um caso concreto. Entre o que se requer do mestrando estão incluídas as avaliações parciais e finais das disciplinas ministradas, presença mínima de 75% em todas as disciplinas, validação das horas de tutoria e apresentação e defesa da dissertação ou projeto final.

Público Alvo

O mestrado destina-se a graduados nas modalidades bacharelado ou licenciatura nos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, dentre outros da área da saúde em geral; economia, administração de empresas, contabilidade, engenharia, arquitetura, direito e demais cursos da área da administração em geral; sociologia, psicologia, psicopedagogia e demais graduados que estejam ou pretendam estar envolvidos na administração dos serviços da saúde.

Documentação Necessária

Apresentar a documentação exigida pela Universidade para matrícula. Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão apresentar ao IESLA-ESJUS os seguintes documentos: (I) Currículum vitae completo, e ficha UCES preenchida. (II) Carta do candidato à UCES, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no programa de Mestrado; (III) 4 fotos 3×4 (coloridas e recentes) (IV) 2 Fotocópias da carteira de identidade e cartão de inscrição no CPF autenticados; (V) 2 Fotocópias da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação; (VI) 2 Cópias do Diploma de graduação autenticadas e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório; (VII) 2 Cópias do Histórico de graduação autenticadas e com firma reconhecida da assinatura do responsável que assinou o histórico, (VIII) Os documentos solicitados nos itens (VI e VII) deverão ser chancelados no MRE. (IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços devidamente preenchidas e assinadas.

Campo de Atuação

Espera-se produzir um profissional com condições de resolver problemas de planejamento e capaz de tomar decisões acertadas devido a seu profundo conhecimento dos problemas e das condições operacionais em qualquer das áreas de atuação no campo da saúde. Dentre outros, estes profissionais serão demandados para cargos estratégicos e altos e médios níveis gerenciais em hospitais, empreendimentos de saúde pré-paga, para obras sociais, hospitais, sanatórios, geriátricos, sistemas ambulatoriais, laboratórios, serviços de diagnóstico, entidades financiadoras de saúde públicas e privadas, universidades, escolas de saúde, etc.

Modalidade do Curso e Horário

O Mestrado tem uma carga de 540 horas divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses. O curso é, portanto, presencial, com uma freqüência quinzenal, de segunda-feira a sexta-feira de 08h30min às 19h (com intervalo para o almoço) e sábado de 08h às 13h, sendo ministrado na sede da UCES, em Buenos Aires. Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente, para defesa perante banca em época oportuna.

Coordenação acadêmica e corpo docente

Direção acadêmica: Dr. Jorge Daniel Lemos: Doutor em medicina pela UBA, Diplomado em administração de serviços de saúde e Doutor em saúde pública pela USAL, Professor titular regular de saúde pública. Diretor do departamento de saúde pública. Presidente da Sociedade Argentina de Administração e Organizações de Saúde e Saúde Pública. Diretor do Hospital Fernandez.Subsecretário de Cuidados Médicos/MSAS, Ministro da Saúde/GCBA. 

Conteúdo programático

O programa de mestrado em administração dos serviços de saúde está estruturado em módulos.

PRIMEIRO SEMESTRE

  • Introdução à administração sanitária
  • Análise epidemiológica e métodos de pesquisa em saúde
  • Introdução aos sistemas de informação

SEGUNDO SEMESTRE

  • Economia da saúde
  • Administração das instituições de saúde
Workshops:
  • Qualidade total em serviços da saúde
  • Planos de saúde
  • Segurança social

TERCEIRO SEMESTRE

  • Contabilidade e finanças
  • Gestão estratégica e marketing em saúde

QUARTO SEMESTRE

  • Organização de serviços de saúde
  • Gestão de qualidade em saúde
  • Gestão de custos em saúde

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS, ENTRE EM CONTATO