Licenciatura em Pedagogia (PRESENCIAL em Belo Horizonte)

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Sobre o curso

PRÓXIMAS TURMAS: 2º Semestre de 2019

Processo de vestibular contínuo

SOBRE O CURSO

O melhor curso de Pedagogia do Brasil em 8 semestres letivos!

O curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior Latino-Americano-IESLA, irá ajudar a nortear e a orientar pais, educadores, cuidadores, trabalhadores sociais e muitos outros, na educação diária dos filhos e dos jovens.

De tal forma, almeja um perfil do egresso para o curso com as seguintes características:

Desenvolver suas atividades profissionais com ética e compromisso, contribuindo para a construção de uma sociedade igualitária e com justiça social;

Atuar, profissionalmente, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em fases diferentes do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

Atuar na docência, promovendo o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, de acordo com a competência do licenciado em Pedagogia;

Atuar na gestão das instituições, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico, projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares;

 

Atuar nas escolas: o licenciado em Pedagogia está qualificado para exercer a docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores em nível médio, assim como para a participação nas atividades de gestão de processos educativos.

Atuar nas demais organizações da sociedade: o licenciado em Pedagogia está qualificado para exercer atividades de caráter educacional em empresas industriais e comerciais; hospitais, clínicas e organizações de recrutamento de pessoal; organizações sociais e religiosas, igrejas, ONGs, associações e sindicatos, entre outra.

 

CERTIFICADORA

IESLA
Instituto de Educação Superior Latino-Americano

 

TITULAÇÃO

Licenciado em Pedagogia


MODALIDADE DOS CURSOS E HORÁRIOS

Curso composto por oito semestres com 3.528 h/a, nos turnos manhã, tarde ou noite.
Modalidade: Presencial


PÚBLICO ALVO

Embora aberto a qualquer pessoa interessada na Pedagogia, este curso será de particular relevância para uma ampla gama de profissionais dos setores estatutário, privado, voluntário e beneficente, incluindo:

- Professores;
- Assistentes de ensino;
- Trabalhadores sociais;
- Trabalhadores residenciais de cuidado infantil e adolescente;
- Trabalhadores de apoio familiar;
- Jovens e trabalhadores comunitários;
- Assistentes de berçário;
- Pais;
- Outros.


LOCAL DAS AULAS

IESLA - Av. Miguel Perrela 698 - Castelo - Belo Horizonte


PROCESSO SELETIVO

Vestibular Agendado


COORDENAÇÃO ACADÊMICA E CORPO DOCENTE

O corpo docente do IESLA é formado por pesquisadores, mestres, doutores e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresenta.

 

DIREÇÃO ACADÊMICA

Profª Drª Sara M. Alves Gouveia Bernardes

 

Pós-doutora em Direito pela Universidade Nacional de La Matanza, doutora em Ciências Jurídico-Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino (2013), aprovada com nota máxima e indicação de publicação da obra. Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Especialista em Direito, graduada em Direito pela Universidade de Cuiabá (2003), MBA em Gestão de Negócios pela FGV (2007). Docente de graduação, especialização e mestrado em diversas instituições de ensino superior brasileiras e argentinas, em graduações, e tem atuado como orientadora de teses doutorais; Coordenadora de graduação, Especialização e MBA; presidente e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas; orientadora de várias teses de doutorado já defendidas. Tem experiência em Docência do ensino superior, Educação, Psicologia, Neurociência e Direito, Autora e co-autora de livros jurídicos e de inúmeras publicações em jornais e revistas. Cofundadora e Presidente do IESLA - Instituto de Educação Latino-Americano e Diretora da ESJUS - Escola Superior de Justiça.

 

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Profª Drª Sandra Maria de Morais

 

Professora e Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Graduação em Pedagogia (UFMG). Experiência acadêmica e gerencial na área de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando nas disciplinas de Metodologia Científica, Projetos de Pesquisa e Estágio, TCC, Didática, Sociologia, Ética. Na pós-graduação lecionou Planejamento Pedagógico(PREPES-PUCMG), Pedagogia Empresarial (PREPES) , Ética e Psicopedagogia e Campos de Atuação Profissional(Direito Eleitoral e Psicopedagogia do UNI-BH). Especializações em Informática na Educação (IEC-PUCMG); Educação Tecnológica (CEFET-MG); Formação de Formadores na EJA (UnB); e, Gestão de Iniciativas Sociais (UFRJ/COPPE).


OBJETIVOS DO CURSO

Por estes pressupostos que definem o perfil do egresso do curso de Pedagogia, consideram-se as seguintes competências a serem adquiridas no decorrer da formação:
 

I - Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento em múltiplas dimensões, em que se ressaltam a física, a psicológica, a intelectual e a social;
II - Corroborar para o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, bem como de jovens e adultos sem oportunidade de escolarização na idade própria;
III - Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
IV - Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, por meio de domínio das tecnologias de informação e comunicação, com pertinência ao desenvolvimento de processos didático-pedagógicos, que se revertem em aprendizagens significativas;
V - Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões de diferentes naturezas;
VI - Compreender o processo de inclusão social de portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
VII - Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
VIII - Realizar investigações que proporcionem conhecimentos sobre a realidade sociocultural em espaços não-escolares, visando o desenvolvimento de ações adequadas à formação de crianças e adolescentes, bem como realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

IX -Utilizar, adequadamente, mecanismos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
X -Incorporar em suas ações a concepção da necessidade de formação continuada;
XI - Analisar, refletir e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes;
XII -Ter percepção de diferentes contextos interculturais e sócio-educacionais da região, a fim de atuar, profissionalmente, com adequação e com vistas à intervenção, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino, bem como contribuindo para eliminar preconceitos e exclusão social;
XIII - Identificar os processos pedagógicos que se desenvolvem na prática social concreta, que ocorrem nas instituições escolares e não escolares, e também fora delas nos movimentos sociais;
XIV - Equacionar os fundamentos das políticas públicas, em especial no campo educacional, e a partir delas intervir nas diferentes instâncias, de forma a eliminar a discriminação e a seletividade que impedem o acesso e o direito à educação;
XV - Vivenciar o trabalho pedagógico interdisciplinar, de forma investigativa, contribuindo para a construção de saberes e conhecimentos no campo educacional.


DIFERENCIAIS



Biblioteca Física e Digital atualizadas com frequência


Fundadores do IESLA são reconhecidos internacionalmente com títulos Doutores Honoris Causa


Corpo docente formado 100% por mestres e doutores


Revista acadêmicas com trabalhos dos alunos, visando à formação de um currículo de respeito


Curso com viés teórico e prático


Modernas salas de aula, equipadas com sofisticados recursos audiovisuais

- Bolsa parcial de 30% para pontualidade;

- Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural;

- Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista Acadêmica e na Revista Superior de Justiça;

- Trajetória sólida, pautada no compromisso com a educação de qualidade e tradição no mercado educacional internacional;

- Jornadas internacionais, programas de intercâmbio e parcerias com mais de 50 universidades em três continentes;

- Conselho de professores formado por profissionais de destaque, mestres e doutores;

- Oferta de educação em todos os níveis superiores - da graduação ao Pós-doutorado;

- Excelência aliada a valor agregado;

- Tutoria e materiais de apoio pedagógico;

- Incentivo à pesquisa científica e acadêmica - por meio de projetos, dissertações, teses, dentre outros. A Pesquisa é entendida pelo IESLA como prioridade na produção de conhecimento de elevada qualidade;

- A instituição possui o Programa de Incentivo à Educação;

- Programa "Muy Amigo", onde o aluno pode ser tornar parceiro da Instituição na captação de alunos;

- Instituição indicada a grandes prêmios nacionais e internacionais e por tês vezes seus fundadores foram contemplados com o título Honoris Causa;

- Missão, Visão, Crenças e Valores pautados na melhoria contínua, respeito ao próximo e compromisso com a qualidade educacional;

- Bibliotecas virtuais do IESLA que são frequentemente atualizadas, que fornecem suporte aos alunos e educadores com informações técnicas, capazes de auxiliar suas decisões e as atividades de ensino e pesquisa.


 

PÓS CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO

- BOLSA parcial e vaga garantida para ingresso nas pós-graduações do IESLA;


VANTAGENS

PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO

O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.

SEGURO SAÚDE VIAGEM

O IESLA, junto à Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.

PASSAGEM AÉREA E HOSPEDAGEM

Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.

INGLÊS ONLINE

- O IESLA oferece o curso de idiomas em Língua Inglesa, gratuitamente a partir da matrícula na graduação, especialização ou MBA.
 

ESPANHOL GRATUITO

O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aula, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.


CAMPO DE ATUAÇÃO

- O conhecimento e capacidade de empregar uma abordagem social pedagógica em uma ampla gama de contextos e configurações;

- A capacidade de ajudar as crianças e os jovens a sentirem-se nutridos e cuidados, com vista a melhorar as suas oportunidades de vida ;

- Possibilidade de atuar em espaços escolares e não escolares (residências, por exemplo) com a intuição de promover a aprendizagem de sujeitos em fases diferentes do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

- Gestão das instituições, visando à contribuição, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos pedagógicos e programas educacionais em ambientes escolares e não escolares;

- Em escolas: o licenciado em Pedagogia estará qualificado para exercer a docência desde a educação infantil até as disciplinas pedagógicas para a formação de professores em nível médio, e também para exercer atividades de gestão institucional;

- Na docência, objetivando o ensino e aprendizagem das disciplinas de: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física de modo a aplicá-las nas diferentes fases do desenvolvimento humano;

- Nas demais organizações da sociedade, o licenciado em Pedagogia está qualificado para exercer atividades de caráter educacional em empresas industriais e comerciais hospitais, clínicas e organizações de recrutamento de pessoal;

- Organizações sociais e religiosas, igrejas, ONGs, associações e sindicatos, entre outras.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

1 foto 3x4 (recente);

1 Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio;

1 Cópia do Certificado de Conclusão de Curso do Ensino Médio;

1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

1 Cópia da Célula de Identidade;

1 Cópia do Título de Eleitor com as comprovações de comparecimento às últimas eleições;

1 Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

1 Cópia de Quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);

Original e/ou cópia do comprovante de residência.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º SEMESTRE

  • Filosofia da Educação I
  • História da Educação I
  • Sociologia da Educação I
  • Comunicação e Expressão
  • Tecnologia e Educação I
  • Pesquisa da Educação I
  • Práticas Pedagógicas I

2º SEMESTRE

  • Fundamentos de Antropologia
  • Psicologia da Educação
  • Filosofia da Educação II
  • História da Educação II
  • Sociologia da Educação II
  • Teoria Geral da Educação I
  • Arte e Educação
  • Práticas Pedagógicas

3º SEMESTRE

  • Didática
  • Teoria Geral da Educação II
  • Psicologia da Educação II
  • Linguagem e Educação Infantil
  • Psicomotricidade e Movimento
  • Cultura Regional: Brinquedos e Brincadeiras
  • Práticas Pedagógicas III

4º SEMESTRE

  • Alfabetização e Letramento
  • Teoria Geral da Educação III
  • Funcionamento da Educação Infantil
  • Políticas Públicas, Legislação e Organização da Educação Básica
  • Pensamento Lógico-Matemático
  • Educação e Regionalidade: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Práticas Pedagógicas IV

5º SEMESTRE

  • Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia
  • Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática
  • Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
  • Fundamentos e Metodologia do Ensino da Natureza e Sociedade
  • Práticas Pedagógicas V
  • Estágio Curricular Supervisionado I

6º SEMESTRE

  • Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais
  • Fundamentos e Metodologia do Ensino da Educação Física
  • Estatística e Educação
  • Fundamentos e Metodologia da Educação Inclusiva
  • Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
  • Pesquisa e Educação II
  • Práticas Pedagógicas VI
  • Estágio Curricular Supervisionado II

7º SEMESTRE

  • Gestão Escolar
  • Fórum de Estudos de Caso II: articulação com a Educação Básica
  • Educação de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
  • Projeto Político Pedagógico: Elaboração e Desenvolvimento
  • Currículo e Programas
  • Práticas Pedagógicas VII
  • Estágio Supervisionado III

8º SEMESTRE

  • Educação e Gestão em Instituição Não Escolar
  • Literatura infanto-juvenil: Oficina de Leitura
  • Língua Brasileira de Sinais - Libras
  • Fundamentos e Metodologia para a Docência no Ensino Médio
  • Avaliação Educacional
  • Fórum de Estudos de Caso II: articulação com a Educação Básica
  • Práticas Pedagógicas VIII
  • Estágio Supervisionado IV

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