Doutorado em Educação Superior

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Sobre o curso

Doutorado em Educação Superior, Universidad de Palermo
Buenos Aires , Argentina

Certificação

Organização académica orientadora en Brasil

 

Início

Janeiro de 2020

Titulação

Doutor em Educação Superior

 

Objetivos do Doutorado
✓Formar doutores especializados em pesquisa com maior nível de conhecimento sobre os temas que dizem respeito à área do doutorado.
✓Promover pesquisas interdisciplinares.
✓Incentivar a vinculação entre ensino-pesquisa e pesquisa-transferência.
✓Contribuir para o desenvolvimento da ciência, humanidades e tecnologia.
✓Obter contribuições em uma área de conhecimento, cuja validade universal deve ser buscada dentro de uma estrutura de alta qualidade acadêmica.
Para alcançar esse resultado, o Doutorado visa que os alunos aumentem sua criatividade, desenvolvam o pensamento crítico, atualizem e aprofundem seus conhecimentos e encontrem as formas apropriadas de apresentação para demonstrar a originalidade do trabalho desenvolvido.
Teste seus conhecimentos para criar novos paradigmas
Este programa promove pesquisas interdisciplinares para contribuir para o desenvolvimento da ciência, das humanidades e da tecnologia. Promove criatividade e pensamento crítico para contribuir para o avanço do ensino superior em um quadro de alta qualidade acadêmica.
Um componente fundamental deste programa é a produção de uma pesquisa original, ou seja, um excelente trabalho que contribui para o avanço do conhecimento científico e uma contribuição significativa para as exigências da sociedade.
O currículo é composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. Além disso, o aluno deve completar um Seminário de Integração, um Seminário Preparatório para a Tese e horas completas de Pesquisa e Tutoria.

 

 

Acreditação

CONEAU, Resolução 330/13, Argentina

 

Instruções sobre a viagem na Argentina durante o período de curso

 

✓ IESLA orienta a todos os alunos viajarem com passaporte. Caso o aluno não disponha de passaporte, a carteira de identidade expedida pela Secretaria de Segurança de Governo poderá ser utilizada, desde que seja emitida há menos de 10 anos.✓ O IESLA recomenda que se use passaporte, para comprovação oficial de que o curso foi realizado fora do território brasileiro (através dos carimbos), bem como que se guardem os comprovantes de hotéis e outras despesas feitas por lá.
✓Seguro saúde viagem – O IESLA, juntamente com a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveram um seguro viagem exclusivo para os alunos IESLA. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo
✓Com a Doctor Travel – O aluno terá toda a assessoria na viagem e hospedagem.
✓A Doctor Travel é um departamento de viagens criado exclusivamente para atender aos alunos IESLA. Oferece pacote especial para passagens aéreas e hospedagem, bem como atendimento personalizado em solo Uruguaio para quaisquer situações supervenientes.
✓Curso de espanhol gratuito – O IESLA propicia aos seus alunos um grande diferencial, o curso de espanhol totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 06 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.

 

Corpo Docente

Aiello, Martin

Coordinador del Programa de Posgrado de Educación Superior, Seminario Permanente de Tesis, Evaluación y Acreditación Universitaria. Coordinador de los Programas de Posgrado en Educación Superior. Docente e Investigador del área de Posgrado de la Universidad Nacional de Tres de Febrero. Ex coordinador académico e investigador del Laboratori de Mitjans Interactius de la Universitat de Barcelona. Doctor por la Universidad de Barcelona.

Arciénaga, Antonio

Área: Proyectos de investigación y desarrollo.
Doctor en Ciencias Económicas y Empresariales, Universidad Complutense de Madrid. Investigador del Instituto de Gestión del Conocimiento y de la Innovación, Facultad de Ingeniería, Universidad Nacional de Lomas de Zamora. Funcionario del área de investigaciones del Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación. Consultor nacional e internacional en temas de tecnología e innovación.

Buchbinder, Pablo

Área: Historia de las Universidades.
Doctor de la Universidad de Buenos Aires. Área historia. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires. Profesor de Universidad Nacional de General Sarmiento y de la Facultad de Ciencias Sociales de la UBA e investigador del CONICET. Estudios posdoctorales en el Instituto Latinoamericano de la Universidad Libre de Berlín y en la Universidad de Hamburgo.

De Miguel, Mario

Área: Evaluación y Acreditación Universitaria, Planificación por Competencias.
Catedrático de la Universidad de Oviedo. Autor de diversos libros y artículos sobre Evaluación Universitaria y Planificación por Competencias. Doctor en Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid.

Doberti, Juan Ignacio

Área: Economía de la Educación.
Profesor de la Universidad Nacional de Quilmes. Doctor en Ciencias Económicas de la UBA. Master en Public Administration de la Columbia University. Licenciado en Administración de la UBA.

Escotet, Miguel Angel

Área: Educación Superior Comparada e Investigación.
Director de la Cátedra UNESCO “Historia y Futuro de la Universidad” que se coordina con la Universidad de Palermo. Actualmente es el Catedrático y Decano de la Facultad de Educación de la University of Texas. Ex director del Instituto de Posgrado y Educación Continua de la Universidad de Deusto, Catedrático y ex director del International Institute of Educational Development de Florida International University. Es Vicepresidente del Grupo Universitario Latinoamericano para la Reforma de la Educación y ha sido miembro del Board of Directors de la Comparative and International Education Society. Es Doctor of Philosophy (Ph.D) y M.A in Psychology por la Universidad de Nebraska en Lincoln y la Universidad de Texas at Austin.

García de Fanelli, Ana

Área: Economía de la Educación Superior.
Coordinadora del área de investigaciones en Educación Superior del Centro de Estudios de Estado y Sociedad (CEDES).Miembro de la Comisión Directora del Instituto de Desarrollo Económico y Social (IDES) e investigadora del CONICET. Doctora en Ciencias Económicas de la UBA y Magíster en Ciencias Económicas de FLACSO.

Hanson, Mark

Área: Administración de la Educación.
Profesor Emérito de Educación de la Universidad de California en Riverside. Consultor de la UNESCO, UNDP y el BID en temas de reforma educativa en países en desarrollo. PhD en Educational Administration and Latin American Studies por la University of New Mexico.

Hidalgo, Cecilia

Área: Taller de Tesis.
Secretaria de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Letras y docente de la Facultad de Ciencias Sociales de la UBA.

Krotsch, Lucas

Área: Tutoría de tesis y Seminario Optativo sobre Sociología de la Educación Superior.
Doctor en Ciencias Políticas por la Universidad de Barcelona. Licenciado en Ciencias Políticas de la UBA. Prof. Adjunto de Sociología de la Educación en la Universidad Nacional de Lanús. Profesor del Programa Interinstitucional de Doctorado en Educación (UNTREF-UNLa-UNSaM).

López Segrera, Francisco

Área: Ex Director de la Oficina Regional para América Latina y el Caribe de UNESCO en Caracas y del IESALC.
Profesor Titular Visitante de la Universidad de Salamanca. Asesor Académico de la Global University Network for Innovation (GUNI) y Editor de La Educación Superior en el Mundo (GUNI). Autor de 23 libros sobre: Prospectiva, Globalización, economía cubana y educación superior. Presidente de la Red Latinoamericana de estudios prospectivos. Miembro del Comité Científico Latinoamericano del Foro UNESCO sobre Educación Superior. Miembro del Grupo de Trabajo de CLACSO sobre Educación Superior. Dr. en Estudios Latinoamericanos, Sorbonne (Paris VIII).

Mastache, Anahí

Área: Seminario optativo sobre Propuestas pedagógicas y desafíos docentes en la Universidad.
Doctora en Educación (UBA). Profesora Titular Regular de Didáctica General (UBA). Profesora Adjunta a cargo de Didáctica de Nivel Medio (UBA). Coordinadora de Programas de Mejora, Facultad de Ingeniería (UBA). Investigadora en IICE-UBA y NIFEDE-UNTREF. Profesora de posgrado y de formación docente en varias Universidades Nacionales, Institutos Terciarios y Escuelas.

Piovani, Juan

Área: Metodología de la Ciencia.
Secretario de Investigación de la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de La Plata, Coordinador de la Maestría en Investigación Social de la Universidad de Bologna /UNTREF. Doctor por la Universita degli studi di Roma ‘La Sapienza’.

Roig. Hebe

Area: Tecnología Educativa.
Coordinadora del área de Investigación Evaluativo del Programa de Educación a Distancia UBA XXI y docente del departamento de Ciencias de la Educación de la UBA. Doctora en Educación UBA.

 

Tozzi, Verónica

Área: Filosofía de la Ciencia.
Profesora de la Universidad de Buenos Aires y de la Universidad Nacional de Tres de Febrero. Especialista en filosofía de la historia, epistemología de las ciencias sociales. Doctora en Filosofía por la Universidad de Buenos Aires.

Winter, Robert

Área: Planificación Estratégica.
Catedrático Invitado y ex Director del Programa para el Desarrollo de la Calidad e Investigación en la Universidad del País Vasco. Ex Rector Adjunto para el Fomento de la Calidad en la Universidad de Illinois en Chicago. Ex Director de Planificación e Investigación Institucional de Florida International University. Doctor por la Universidad de Illinois.

Los profesores asignados podrá variar según la evolución del claustro docente.

 

Local das aulas

As aulas presenciais acontecem na sede da Universidade de Palermo, em Buenos Aires – Argentina.

 

 

Processo seletivo e inscrição

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no curso e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

 

 

Turmas Novas

Início das aulas: 13 de janeiro à 01 de fevereiro de 2020

Direção Acadêmica

Dr. Alejandro Castro Solano

Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri. Lic. Em Psicologia (UBA). Professor de Psicologia no Ensino Secundário e Superior (UBA). Diretor do Doutorado em Psicologia na Universidade de Palermo. Pesquisador Independente do CONICET, com sede na Universidade de Palermo. Professor universitário. Diretor da Revista Psicodebate, da Universidade de Palermo. Professor convidado do IESLA

Direção Acadêmica do Curso no Brasil

Profª Drª Sara M. A. G. Bernardes

Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires

Objetivos do curso

  • Formar doutores especializados em pesquisa com maior nível de conhecimento sobre os temas que dizem respeito à área do doutorado.
  • Promover pesquisas interdisciplinares.
  • Incentivar a vinculação entre ensino-pesquisa e pesquisa-transferência.
  • Contribuir para o desenvolvimento da ciência, humanidades e tecnologia.
  • Obter contribuições em uma área de conhecimento, cuja validade universal deve ser buscada dentro de uma estrutura de alta qualidade acadêmica.
Para alcançar esse resultado, o Doutorado visa que os alunos aumentem sua criatividade, desenvolvam o pensamento crítico, atualizem e aprofundem seus conhecimentos e encontrem as formas apropriadas de apresentação para demonstrar a originalidade do trabalho desenvolvido. Teste seus conhecimentos para criar novos paradigmas Este programa promove pesquisas interdisciplinares para contribuir para o desenvolvimento da ciência, das humanidades e da tecnologia. Promove criatividade e pensamento crítico para contribuir para o avanço do ensino superior em um quadro de alta qualidade acadêmica. Um componente fundamental deste programa é a produção de uma pesquisa original, ou seja, um excelente trabalho que contribui para o avanço do conhecimento científico e uma contribuição significativa para as exigências da sociedade. O currículo é composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. Além disso, o aluno deve completar um Seminário de Integração, um Seminário Preparatório para a Tese e horas completas de Pesquisa e Tutoria.

Metodologia

O curso será desenvolvido através de aulas presenciais, seminários, seminários de tese, atividades acadêmicas, tutorias para o desenvolvimento do projeto e da tese doutoral.

Público Alvo

Os candidatos aptos a ingressar devem ser egressos de carreira universitárias de graduação de quatro anos ou mais de duração, aprovado em universidades argentinas, brasileiras ou estrangeiras reconhecidas pelas autoridades e/ou agências de acreditação correspondente ao CONEAU (Agência de Regulação da Pós-graduação na Argentina) em seu país. As aulas são ministradas no idioma Espanhol e requer proficiência no idioma.

Documentação Necessária

✓ currículo completo e carta de intenções expondo os motivos de ingresso no curso; ✓ 2 cópias da cédula de identidade (RG) e do CPF; ✓ 2 cópias do passaporte; ✓2 Cópia autenticadas da certidão de nascimento e original apostilado conforme convenção de Haia; ✓2 cópias autenticadas do diploma de graduação e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório e original apostilado conforme convenção de Haia; ✓2 cópias autenticadas do histórico de graduação e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o histórico) reconhecida em cartório e original apostilado conforme convenção de Haia; ✓ 2 cópias de comprovante de residência; ✓ cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso; ✓4 fotos 3x4, atuais; ✓3 vias do contrato de prestação de serviços , devidamente preenchidas e assinadas. ✓O diploma e histórico do aluno deverão ser traduzidos para o idioma espanhol. Este procedimento será feito pelo IESLA, desde que o aluno envie os documentos dentro do prazo estabelecido. Após a emissão do certificado de Aprovação no processo de seleção expedido pela Coordenação do IESLA, os documentos deverão ser enviados via sedex para o endereço: Av. Miguel Perrela, 698. Bairro Castelo - Belo Horizonte - MG, CEP 31.330-290. A pré-inscrição será realizada pelo Departamento de Orientação Acadêmica do IESLA, e a admissão ao programa está a cargo da Universidad de Palermo, cujos requisitos los postulantes deverão cumprir. Será realizada uma entrevista pessoal ou por videoconferência com a diretoria da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de Palermo.

Campo de Atuação

Educação e áreas afins.

Modalidade do Curso e Horário

O curso possui a duração de 2 anos, dividido em cinco módulos internacionais e cursos online nos períodos intermediários. As aulas de cada módulo são ministradas de segunda a sexta-feira o dia todo e aos sábados até as 12:00. Realizados em Janeiro de 2020 (três semanas), Julho de 2020 (três semanas), Janeiro de 2021 (três semanas), y Julho de 2021 (duas semanas). Após concluídos e aprovados os módulos, o aluno possuirá mais quatro anos para defender a tese doutoral no idioma espanhol, podendo defender antes do prazo final.

Coordenação acadêmica e corpo docente

A coordenação acadêmica do programa de doutorado em Educação Superior está a cargo do Dr. Alejandro Castro Solano.

Conteúdo programático

O plano de estudos do Doutorado é de caráter semi-estruturado, compreende 21 seminários e oficinas além do desenvolvimento e defesa de uma Tese de Investigação. Abaixo se apresenta um exemplo da distribuição dos cursos: Seminarios básicos:
  • Filosofía de la Ciencia
  • Metodología de la Investigación
  • Análisis y Aplicación de Investigación Educativa
Seminarios troncales:
  • Educación Superior Comparada
  • Economía de la Educación Superior
  • Filosofía e Historia de la Educación Superior
  • Planificación Estratégica de la Educación Superior
  • Administración Académica de la Educación Superior
  • Evaluación y Acreditación Universitaria
  • Laboratorio de Estadística
Seminarios electivos:
  • 7 Seminarios electivos a seleccionar entre aquéllos ofrecidos en cada período lectivo Seminario de Integración Final
  Tese: O plano de estudos é completado através do desenvolvimento de uma Tese de Pesquisa individual para a qual a preparação inclui três Workshops de Tese e apoio tutorial de um profesor orientador. Exemplo de seminários eletivos (7 deles devem ser realizados)
  • Análise Organizacional e Avaliação
  • Gestão do Conhecimento
  • Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
  • Planejamento e Avaliação de Projetos
  • Gestão Administrativa e Financeira do Ensino Superior
  • Planejamento e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa
  • Seminário de Ensino Superior
  • Planejamento de competências e desenvolvimento no ensino superior
  • Inovação e Mudança nas Instituições de Ensino Superior
  • Tecnologia Educacional
Trabalho de Pesquisa e Tese
  • O tema e o plano do trabalho de tese serão propostos pelo doutorando e submetidos à aprovação da Comissão de Doutorado.
  • O trabalho consistirá em uma investigação que deverá culminar com uma contribuição original, articulando a afirmação de uma situação-problema com a apresentação de um relatório relevante e, assim, propor uma conclusão original baseada em uma base teórica sólida e atualizada.
  • A pesquisa terá a tutoria de um Diretor de Tese e, para completar, terá um período de 4 anos a partir da admissão no programa de doutorado. Por motivos bem fundamentados, você pode solicitar mais 1 ano. O Diretor de Tese preparará relatórios de progresso durante todo o processo e os encaminhará para a Coordenação da Tese.
  • Uma vez concluída a tese, o doutorando deve defender publicamente sua tese perante um Tribunal composto por 3 membros, dos quais dois serão externos ao programa de doutorado.
  • A distribuição de cursos, seminários e atividades acadêmicas a serem desenvolvidas, tanto presenciais quanto on-line, pode variar a cada ano, de acordo com sua programação específica.
  • A oferta de cursos on-line pode variar a cada ano, de acordo com sua programação específica.

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